• Olá, Capitão!

    Antes de mais, bem-vindo a bordo. É um prazer servi-lo e garantir que o seu percurso pela Grécia Antiga é o mais agradável possível. Conheço estes mares melhor que ninguém, mas uma conta no fórum da comunidade é sempre bastante útil para navegar em segurança - registe-se já .

    Não ficou convencido? Verifique algumas das nossas secções:

    Anúncios Concursos Perguntas e Respostas Mundos abertos
    Ideias e Sugestões Off-topic

    Até breve!
  • Podes pilhar 5 favores por unidade ao atacares cidades inimigas ou aliadas, com a pesquisa "Pilhagem de Templos" feita.

    Podes pilhar 5 favores por unidade ao atacares cidades inimigas ou aliadas, com a pesquisa "Pilhagem de Templos" feita.

    DYK #A16

    Ver anteriores

Discussão em Geral (Hiele)

DeletedUser11358

Guest
As formas verbais aja e haja existem na língua portuguesa e estão corretas. Referem-se a verbos diferentes, apresentando sentidos diferentes.

Aja é uma forma verbal do verbo agir, que é principalmente sinônimo de atuar e de se comportar.
Haja é uma forma verbal do verbo haver, que é usado maioritariamente com sentido de existir ou ter.

Aja: verbo agir
Aja é a forma conjugada do verbo agir na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo agir se refere ao ato de atuar, de operar e de fazer alguma coisa, ou seja, de tomar uma providência, de exercer uma atividade, de produzir um efeito, de provocar uma reação, … Pode significar também o modo de proceder e de se comportar.

Verbo agir - presente do subjuntivo:
(Que eu) aja
(Que tu) ajas
(Que ele) aja
(Que nós) ajamos
(Que vós) ajais
(Que eles) ajam

Verbo agir - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) age
(Ele) aja
(Nós) ajamos
(Vós) agi
(Eles) ajam

Exemplos com aja
  • É importante que ele aja rapidamente antes que acabe o tempo.
  • Não espere que eu aja contra os meus princípios.
  • Aja agora! Faça alguma coisa!
Conjugação do verbo agir
O verbo agir tem sua origem na palavra em latim agere, devendo assim ser escrito com g e não com j na sua forma infinitiva. As formas conjugadas do verbo agir são maioritariamente escritas com g, com exceção de algumas no presente do indicativo, no presente do subjuntivo e no imperativo, que são escritas com j para manter a sonoridade.

Formas conjugadas com g:
Pretérito perfeito do indicativo: eu agi, tu agiste, ele agiu,…
Pretérito imperfeito do indicativo: eu agia, tu agias, ele agia,…
Futuro de presente do indicativo: eu agirei, tu agirás, ele agirá,...
Pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu agisse, se tu agisses, se ele agisse,...
Futuro do subjuntivo: quando eu agir, quando tu agires, quando ele agir,…

Formas conjugadas com j:
Presente do indicativo: eu ajo.
Presente do subjuntivo: que eu aja, que tu ajas, que ele aja, que nós ajamos, que vós ajais, que eles ajam.
Imperativo: aja ele, ajamos nós, ajam eles.

Haja: verbo haver
Haja é a forma conjugada do verbo haver na 1.ª e na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou na 3.ª pessoa do singular do imperativo. O verbo haver se refere ao ato de ter existência, de acontecer, de estar presente, de decorrer, fazer, recuperar, julgar, comportar-se e entender-se.

Verbo haver - presente do subjuntivo:
(Que eu) haja
(Que tu) hajas
(Que ele) haja
(Que nós) hajamos
(Que vós) hajais
(Que eles) hajam

Verbo haver - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) há
(Ele) haja
(Nós) hajamos
(Vós) havei
(Eles) hajam

Exemplos com haja
  • Tomara que haja sol amanhã.
  • Que eu haja paciência para te aturar.
  • É preciso que haja um reforço do policiamento nas cidades.
O verbo haver tem sua origem na palavra latina habere, devendo assim ser escrito sempre com h.

Já estava modificado.
 

DeletedUser9285

Guest
Opá, és drogado ou és maluco?
Entra num centro de reabilitação sff.
Mas responde que estão mais pessoas interessadas.

Eu não sou esse Ragnar ou razgul!!!!!!!! , mas imaginaria que era o que isso têm haver com o assunto atual do mundo ? ou que alguma situação ligada ao jogo, gostaria de saber.
Estás tão desesperado de a tua barraca cair que já inventas cenas.

Vê lá se atinas ó maluco, senão ficas de castigo

Porra, na minha altura ia de vela do FE alguns mesitos ahahaha
Como as coisas mudaram
 

DeletedUser9285

Guest
Bem, pondo estas situações de parte...

Nunca vi os jogadores do grepolis PT tão unidos ahaha fico comovido com estas cenas o_O
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser10943

Guest
Aqui fala-se de tudo menos do jogo em si, ah fala-se de criticar o jogo de cada um , em vez de stresses aqui é barcos ao mar e matem se lol
 

DeletedUser9285

Guest
Crítica? Então eu estou a enaltecer o vosso modo de agir e tu falas-me em crítica?
Logicamente que os melhores têm que ser abatidos primeiro, essa é a visão de qualquer líder! :)

Estão a fazer remake do Éfeso e eu nem sabia... No entanto foi bem mais cedo, bem visto! Cortar o mal pela raíz ehehe
 

DeletedUser14466

Guest
Só digo uma coisa, adeus. Espero que viciem mais nisto e que gastem mais gold adeus. Esta comunidade não vale .!. nem vou perder mais tempo nos jogos da innogames ja vi que isto é igual ao tribos
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser10943

Guest
Crítica? Então eu estou a enaltecer o vosso modo de agir e tu falas-me em crítica?
Logicamente que os melhores têm que ser abatidos primeiro, essa é a visão de qualquer líder! :)

Estão a fazer remake do Éfeso e eu nem sabia... No entanto foi bem mais cedo, bem visto! Cortar o mal pela raíz ehehe

Não me estava a referir ao que tu comentas te embora tenha percebido o que quiseste dizer, mas sim no geral do que ja se falou neste topico
 

DeletedUser9285

Guest
Ah, como escolheste o timing perfeito para lançar esse comentário já estava a ficar preocupado, pequeno gafanhoto.
Bolas, tive um daqueles suores frios...
 

DeletedUser10943

Guest
O timing foi quando deu para vir escrever, mas uma pessoa com 2 dedos de testa acha o mesmo, que existe mais conversas de coisas que ja se passaram em mundos anteriores do que o atual
 

DeletedUser9285

Guest
Sempre fez parte do Grepolis e sempre fará. Cada nick tem uma história por trás. Muitas dessas histórias de diversos nicks (todos eles diferentes) cruzam-se e assim surgem estas agradáveis discussões...

Mas eu compreendo o que estás a dizer. Realmente ler os textos do RazguL é um pouco chato ehehe :)
 

DeletedUser10943

Guest
Essa do Razgul ja é uma historia bem antiga, que nunca se comprovou que era o America ou não , mas tambem penso que não tenha motivos para mentir se fosse ele mesmo
 

DeletedUser13761

Guest
Crítica? Então eu estou a enaltecer o vosso modo de agir e tu falas-me em crítica?
Logicamente que os melhores têm que ser abatidos primeiro, essa é a visão de qualquer líder! :)

Estão a fazer remake do Éfeso e eu nem sabia... No entanto foi bem mais cedo, bem visto! Cortar o mal pela raíz ehehe
Remake do efeso em que sentido companheiro?
 

DeletedUser9285

Guest
Ha sabes bem vot... Não me venhas dizer que é coincidência que eu perco já as estribeiras ahahaha

Essa do Razgul ja é uma historia bem antiga, que nunca se comprovou que era o America ou não , mas tambem penso que não tenha motivos para mentir se fosse ele mesmo
Epah, não me digas que os meus spy não andam a trabalhar bem... Ponho-os no desemprego num abrir e fechar de olhos.
 

DeletedUser13761

Guest
Não sei do que estas falar, apenas supor que estejas a referir de 2 allys contra uma, se for isso tens de ver que daquilo que conheço do inicio do efeso apenas houve uma pre made neste caso há 3 pre mades e talvez 4 a el dorado, o que torna bastante diferente tu sabes disso, no entanto mundos iguais está o grepo cheio por exemplo no chi lutei contra 3/4 alianças desde o inicio do mundo, dogs, gsg, dt ally do jah... mais para frente manteve se dogs gsg e duas outras se encontravam nas costas.
O que torna bem diferente e se houve mais alguma pre só se foi a do moutinho.
Se é disto que estas a referir obviamente.
 

DeletedUser9285

Guest
Bolas, memória é coisa que não te falta. Estava só a referir-me mesmo à parte de não sei quantas contra uma, não analisei esses pormenores... kkk

É que, ora bolas, hoje acordaram todos com o mesmo pensamento, daquelas coincidências plausíveis... Mas é sempre uma honra ser primeira opção e prioridade de alguém, acho que todos nos sentimos assim Lol
 

DeletedUser13761

Guest
Bolas, memória é coisa que não te falta. Estava só a referir-me mesmo à parte de não sei quantas contra uma, não analisei esses pormenores... kkk

É que, ora bolas, hoje acordaram todos com o mesmo pensamento, daquelas coincidências plausíveis... Mas é sempre uma honra ser primeira opção e prioridade de alguém, acho que todos nos sentimos assim Lol
Nada disso só fiquei curioso, eu não conheço como começou o mundo mas daquilo que falaram foi nesse seguimento poderei estar errado então da ai referir que é diferente apenas :)
 

DeletedUser12755

Guest
Honestamente não acho que este mundo tenha muito a ver com o efeso.

NO efeso havia uma aliança candidata a ganhar no inicio a VG.

No fim existia uma coligação até que forte e a VG para candidatas á vitoria.


Aqui existem no minimo 3 grandes alianças candidatas á vitoria sendo que os lá vem apesar de não os incluir (devido a terem entrado mais tarde e estarem em menor numero que as outras), penso que podem ter um forte impacto no desenrolar deste mundo.

Acho que a nivel inicio de mundo temos um mundo mt melhor do que o que foi o efeso
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser13761

Guest
Honestamente não acho que este mundo tenha muito a ver com o efeso.

NO efeso havia uma aliança candidata a ganhar no inicio a VG.

No fim existia uma coligação até que forte e a VG para candidatas á vitoria.


Aqui existem no minimo 3 grandes alianças candidatas á vitoria sendo que os lá vem apesar de não os incluir (devido a terem entrado mais tarde e estarem em menor numero que as outras), penso que podem ter um forte impacto no desenrolar deste mundo.

Acho que a nivel inicio de mundo temos um mundo mt melhor do que o que foi o efeso
A única coisa que diverge das 3 alianças essencialmente julgo eu e poderei estar a fazer analise errada, mas aliança com mais experiência para todas as fases do mundo é sem duvida a chosen, eu não conheço propriamente a liderança do americano o seu conhecimento a nivel de maravilhas e neste ponto parece que diverge entre as alianças, obviamente muita coisa vai rolar antes lá chegar.
 
Topo