• Olá, Capitão!

    Antes de mais, bem-vindo a bordo. É um prazer servi-lo e garantir que o seu percurso pela Grécia Antiga é o mais agradável possível. Conheço estes mares melhor que ninguém, mas uma conta no fórum da comunidade é sempre bastante útil para navegar em segurança - registe-se já .

    Não ficou convencido? Verifique algumas das nossas secções:

    Anúncios Concursos Perguntas e Respostas Mundos abertos
    Ideias e Sugestões Off-topic

    Até breve!
  • Podes pilhar 5 favores por unidade ao atacares cidades inimigas ou aliadas, com a pesquisa "Pilhagem de Templos" feita.

    Podes pilhar 5 favores por unidade ao atacares cidades inimigas ou aliadas, com a pesquisa "Pilhagem de Templos" feita.

    DYK #A16

    Ver anteriores

[Discussão] Tropas/Navios/Mitos - Ataque/defesa

  • Iniciador do tópico otakiram
  • Data de início

DeletedUser

Guest
Olá pessoal,

Isto não é nenhum tutorial, sou inexperiente porém quero aprender. Eu fiz um pequeno estudo sobre as unidades do grepolis. Atenção, ainda está incompleto..falta eu analisar o ataque e suas combinações, melhor proporção para navios, melhor proporção e rentabilidade entre tropas e nº de catapultas e ainda unidades míticas (que a meu ver nem compensam no geral acabando por terem valores unitários bastante pobres)

Comentem:

Há 3 tipos de ataque e 3 tipos de defesa para tropas terrestres. E 1 tipos de ataque e defesa para navios.

Contando que para comparar a qualidade das tropas proporcionei os atributos de modo a ocupar 1 de população...isto para ajudar no estudo, então aqui estão os cálculos para 1 de população:

Legenda: F (força de ataque); I (defesa vs impacto); C (defesa vs corte) ; A (defesa vs arremesso)

Para tropa "humana"
Cavaleiro: 18.3 F (ele claramente é uma tropa de ataque, nem calculei os valores para defesa)
Biga: 14 F ; 19 I ; 4 C ; 14 A

Para Navios e mitos aquáticos
F (força de ataque); D (força de defesa)

Barco de transporte e mitos marítimos: A=2.8 ; D=0.14
Birreme: 3 F ; 20 D
Navio-Farol: 20 F; 6 D
Navio Incendiário: 2.4 F ; 0.13 D
Navio de transporte rápido: 4 F ; 0.2 D
Trirreme: 11.25 F; 17 D
*Hidra: 20 F ; 14 D


Conclusões que cheguei.

Melhor ataque tipo impacto: Cavaleiro
Melhor ataque tipo Corte: Hoplita
Melhor ataque tipo arremesso: Fundibulário

Melhor defesa Impacto: Biga
Melhor defesa Corte: Arqueiro
Melhor defesa arremesso: Espadachim

Melhor ataque marítima: Navio Farol
Melhor defesa marítima: Birreme

Algumas conclusões:

A biga apesar de ter o melhor ataque de corte não é muito plausível nesse uso. Devido á velocidade ela é melhor utilizada para apoio rápido em ilhas competitivas. Em cidades onde não existe concorrência opta-se pelo recrutamento só de Infantaria (pelo menos na defesa).

O trirreme está numa situação igual, porém a melhor arma deste é a velocidade. Não abusar muito nem das Bigas nem dos birremes, ocupam muita população e são caros. Mas para encher a quinta o mais rápido possível aí sim, são boas opcções.

Para defesa vs arma de impacto melhor hoplita, a diferença não é notória e é uma unidade que em termos custo/benefício sai melhor,

Agora, na especialização de uma cidade para defesa (estudo para 6 de população)
Apenas possibilidades retirando as Bigas.

Defesa 1: 3 espadachim e 3 Arqueiro
(I;C;A)
14;08;30
06;25;12

Total: 60I;99C;126A (Defesa muita boa vs armas de arremeso)

Defesa 2: 2 espadachim, 2 arqueiros, 2 hoplitas
14;08;30
06;25;12
18;12;07

Total: 76I;90C;98A (Defesa equilibrada para todas as situações, porém demorada a montar)

Defesa 3: 3 espadachins e 3 hoplitas
14;08;30
18;12;07

Total: 96I;60C;111A (Defesa boa vs Cavaleiros e armas de arremesso. porém pior na defesa vs armas de corte)

Defesa 4: 3 arqueiros e e hoplitas
06;25;12
18;12;07

Total: 72I;111C;57A (Defesa muito boa vs armas de corte, porém a pior vs arma de arremesso.)

Ainda terei de fazer um estudo para ataque, agora me cansei

Qual a melhor defesa? Tirando as unidades míticas que dividindo pelo factor população nem são grande coisa.

Falem aí combinações de ataque e melhores unidades míticas em termos de custo/benefício
 

DeletedUser4736

Guest
Não são grande coisa? xD
Geralmente são as míticas as melhores unidades, depois de dividires pela população que ocupam.

Uma grande falha no teu raciocínio... Parece que pegaste nas unidades, referente ao ataque, e apenas deste "F" força de ataque. O tipo de ataque é super importante!
Por exemplo, em média, é comum um jogador ter defesa melhor preparada contra Arremesso do que Impacto, logo dá-se mais importância a impacto, mesmo que ligeira...
E antes de atacar alguém, espia-se. Calcula-se as defesas totais contra cada tipo de ataque, e tens por exemplo:

Contra Impacto; 8550
Contra Corte; 8020
Contra Arremesso; 13065

E neste exemplo atacar apenas com Hoplitas, Bigas, Manticores, etc etc seria melhor que juntar tipos de ataque (Se bem que impacto não faria assim tanto mal, pois é apenas um nadinha maior, mas arremesso está fora de questão).
 

DeletedUser

Guest
Sim, não são grande coisa e na maior parte das vezes mais fracas pelo menos a nível unitário.

Ainda não considerei tipos de ataque, pois só considerei até ao momento defesas.
 

DeletedUser4736

Guest
Para dizeres que não são grande coisa é porque ainda não fizeste a matemática. Depois falamos :D
Nota, sublinho a Manticore, Harpia, Cerbero e Medusa...
 

DeletedUser

Guest
Unidades Míticas são e repito as melhores unidades do jogo.
Mas têm pouca utilidade e mesmo fracas num aspecto.... o tempo de construção.
O simples facto de demorar imenso tempo leva a toda gente optar pela construção de tropas humanas...
E quando digo muito tempo, é mesmo muito tempo... Enquanto constróis uma cidade de míticas, eu construo e torno a reconstruir por 5 ou 4 vezes uma cidade de tropas humanas.

Falo em mundos com velocidade entre 1 a 2.... mundos com grande velocidade provavelmente seria óptima escolha fazer unidades míticas... mas teria de ser um mundo com realmente grande velocidade.
Por isso, as unidades miticas são, de facto, unidades dispensáveis salvo raros casos que podem ser usadas, em momentos oportunos.

Pelo que vi no teu texto, tens muito que aprender ainda, mas sim, estás num bom caminho, ao menos fazes cálculos não vens ao fórum perguntar qual é a melhor ou qual deve-se usar e pronto.
Continua.
 
Última edição por um moderador:

DeletedUser

Guest
Para dizeres que não são grande coisa é porque ainda não fizeste a matemática. Depois falamos :D
Nota, sublinho a Manticore, Harpia, Cerbero e Medusa...

Irei fazer assim que tiver tempo
Tenho a vida complicada, tenho vida lá fora...mas mais tarde ou mais cedo este threat vai ter um update.

Pelo que avaliei com algumas unidades míticas, se teres em conta a população que elas ocupam vai ver que com os cálculos apresentados muitas delas tem o problema de nem ser efetivas

A unica vantagem no uso delas é que enche a quinta mais rapidamente, acumula ataque e defesa mais rapidamente o que é bastante bom para guerras rápidas:

Como disse ainda terei de fazer mas ficam já aqui o calculo para ataque para um centauro:

Centauro: 13F

Comparando com o fundibulário que é de 23 já estão a compreender a diferença..No caso do centauro não considerei uma unidade de defesa para já, pelos atributos vistos ao de "leve" parece-me mais de ataque.

faltou explicar o porquê da analogia de F como força de ataque, é verdade que só considerei a força (e se lerem tb considerei 3 tipos de ataque) porém essas especialidades vou colocar em pratica para o estudo no ataque.

Nas defesas que apresentei ainda referi qual a defesa contra navalhadas, picadas etc :D

Por isso, não confiem muito nas descrições da Ajuda.

Pelo que vi no teu texto, tens muito que aprender ainda, mas sim, estás num bom caminho, ao menos fazes cálculos não vens ao fórum perguntar qual é a melhor ou qual deve-se usar e pronto.
Continua.
Eu tenho que aprender muito ainda, é irrefutável. Estes cálculos são usados em outros jogos online como tw coisa que tenho 4 anos de exp.
Ainda mais por o jogo ser da mesma criadora acredito que ambos os jogos tem a mesma engine a nível de combate. Mudaram poucos os factores mas na verdade permanece quase tudo igual apesar de todos acharem que há diferenças absurdas. Sim, há mas matematicamente é quase tudo igual.

Agora tenho de dar uso á namorada, já volto com mais informações :D
 

DeletedUser4736

Guest
Centauro unidade de ataque? Meu pobre amigo não digas coisas dessas sem ver o resto dos valores xD
Se bem que o centauro não é grande coisa mesmo...

E as unidades míticas não são para guerras rápidas, são mesmo para aquelas que demoram muito a chegar, para poderes ter algo bem construído, pois demoram muito a fazer...

E O melhor valor de qualquer tipo de defesa ou ataque pertencerá a um tipo de unidade mítica, portanto boa sorte.. (Agora que penso melhor, acho que apenas ataque arremesso não, lol)
 

DeletedUser

Guest
Centauro unidade de ataque? Meu pobre amigo não digas coisas dessas sem ver o resto dos valores xD
Se bem que o centauro não é grande coisa mesmo...

E as unidades míticas não são para guerras rápidas, são mesmo para aquelas que demoram muito a chegar, para poderes ter algo bem construído, pois demoram muito a fazer...

E O melhor valor de qualquer tipo de defesa ou ataque pertencerá a um tipo de unidade mítica, portanto boa sorte.. (Agora que penso melhor, acho que apenas ataque arremesso não, lol)

Então ajudaria se alguem me dissesse quais as unidades míticas de ataque e defesa, pois eu sou noob

E sim, centauro não é grande coisa xD

Mas ajude-me que talvez este tópico produza resultados bons,
 

DeletedUser4736

Guest
Eu já não me lembro, porque já fiz os cálculos todos à mais de um ano, mas se não estou em erro, considera a Manticore (e voa! Ataque), Harpia (e voa! Ataque), Cerbero (é recente, defesa), Medusa (ou era defesa ou era por ter tudo, ou ainda de tudo um pouco, não me lembro). E estou em dúvida sobre se considerei o Ciclope e o Pegasus (em que ambos eram defesa, mas o ciclope ainda puxava no ataque, mas fraco).
De resto é tudo descartável...
 

DeletedUser

Guest
Então ajudaria se alguem me dissesse quais as unidades míticas de ataque e defesa, pois eu sou noob

E sim, centauro não é grande coisa xD

Mas ajude-me que talvez este tópico produza resultados bons,

Como disse, a única questão das unidades míticas serem dispensáveis é sem duvida pelo tempo de construção.
No entanto, para defesa acabam mesmo por ser dispensáveis MESMO... quer pela construção quer por ser preciso a cidade que queiras defender ter o mesmo deus das unidades míticas (se é que me faço entender).

Como existe em algumas unidades míticas a especialidade de voar e não ser preciso barcos.
O que aumenta consideravelmente ainda mais o poder de ataque porque não tens de gastar população a fazer transportes e uns barquitos de guerra acompanhar....
Leva a concluir que as únicas que vale a pena construir para o ataque são:
-Manticora
-Harpia

Para defesa, nem vale a pena pensar. Defesa, não é algo que se planeia... isto é, não sabes quando vais ser atacado (julgo) logo não vais demorar 1 mês a construir uma cidade de miticas de defesa se podes ser atacado logo no inicio desse mês. Mais vale construir tropas humanas defensivas.

Já terrestres, é algo que planeias e já faz mais sentido construir... se bem que num servidor de 2x velocidade ( e construindo certinho sem desperdícios de favor) demorarás cerca de 1 mês.... para construir 1 cidade de míticas... no entanto, depois do ataque irás ver os resultados.

Mas se queres mesmo saber quais são as unidades miticas de defesa e o ataque tirando estes contras que disse e olhando só para os valores, basta ver esses mesmo valores.
5 minutos, vês logo quais são.
 
Topo